Imigrantes foram deportados na última terça-feira (19) – Arquivo pessoal

A Polícia Federal (PF) deportou venezuelanos que estavam em situação migratória irregular no município de Pacaraima, fronteira com a Venezuela. A superintendência não informou o número exato de quantos foram expulsos.

Segundo a PF, cerca de 80 estrangeiros foram identificados durante uma ação realizada pela Força Nacional na cidade, na terça-feira (19). Imagens obtidas pelo Roraima em Tempo mostram diversos venezuelanos sendo vistoriados pelos agentes.

Uma fonte presenciou a ação e disse que todos foram encaminhados ao posto policial. “Os que estavam com documentação vencida foram levados ao abrigo. Já os demais que não tinham foram deportados. Estas ações são recorrentes na cidade desde o Natal”, explicou.

Do total de imigrantes, os que estão em situação de vulnerabilidade, mulheres grávidas e os pais responsáveis por crianças foram notificados a se regularizarem no prazo de 60 dias. “[…] observando, em ambos os casos, o disposto na portaria interministerial 651 de 8 de janeiro de 2021 e na Lei de Imigração”, destacou o órgão.

RESTRIÇÕES

No dia 17 de dezembro de 2020, o Governo Federal manteve restrições à entrada de imigrantes no Brasil. A medida foi prorrogada, por tempo indeterminado, devido à recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por motivos relacionados aos riscos de contaminação e disseminação do coronavírus.