O prefeito Arthur Henrique (MDB) cancelou o Carnaval 2021 em Boa Vista. A decisão ocorre devido à pandemia na cidade, que tem registrado aumento no número de internações e número de infectados. A prefeitura também leva em consideração a situação do Amazonas, que sofre com unidades superlotadas.
“Não é o momento de relaxar as medidas de prevenção, não é o momento de aglomerações. Desde o início do ano, reforçamos as nossas equipes de fiscalização e orientação nas ruas da cidade. Estamos nos reunindo frequentemente com empresários para pedir apoio e a conscientização de que a responsabilidade é de todos”, justificou o gestor.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), todos os 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão ocupados. Dos 130 leitos clínicos no Hospital Geral de Roraima (HGR), 110 têm pacientes internados, uma taxa de 85%. São esses índices que preocupam a prefeitura.
De acordo com o prefeito, não há condições epidemiológicas de uma festa nestas proporções em plena pandemia, já que Boa Vista registra 54.097 casos confirmados e 594 mortes pela doença. Outros 19 óbitos estão em investigação.
O Carnaval 2021 estava previsto para fevereiro, conforme o calendário de eventos. A festa costuma reunir um grande público, o que aumenta a possibilidade de transmissão do vírus.
A medida vem sendo adotada por outras cidades do país. Mesmo com o cancelamento, os pontos facultativos de 15, 16 e 17 de fevereiro serão mantidos. A prefeitura recomendou que blocos independentes não façam festa.