O Ministério da Justiça e Segurança Pública prorrogou a intervenção na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc). Esta é a décima autorização desde o ano de 2018, quando a Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) passou a atuar em Roraima.

Com a portaria desta sexta-feira (5), os agentes ficam no estado até 4 de maio de 2021. A última prorrogação tinha sido em outubro do ano passado, com vigência até janeiro deste ano. O ministério chegou a negar a permanência da Força-Tarefa, mas reconsiderou após diálogo com o governo.

“A operação terá o apoio logístico e a supervisão dos órgãos de administração penitenciária e segurança pública do ente federado solicitante, nos termos do convênio de cooperação firmado entre as partes, durante a vigência da portaria autorizativa”, escreve o ministro André Luiz Mendonça.

No documento, o ministério deixa claro que o prazo é improrrogável. A União decretou a medida após a então governadora Suely Campos (PP) negociar o emprego das forças federais na maior unidade prisional de Roraima.