Cerca de 170 kg de drogas apreendidas pela Polícia Civil de Roraima (PCRR) foram incineradas na manhã desta sexta-feira (12), em ação realizada no forno de Cerâmica Kotinscki, localizado no bairro 13 de Setembro. Os entorpecentes são do ano de 2020 e uma pequena quantidade de 2019.

A Delegacia de Repressão ao Entorpecente (DRE) estima que a ação tenha gerado aproximadamente R$ 500 mil em prejuízos para o tráfico de drogas. Entre os materiais apreendidos estavam maconha e cocaína de 727 procedimentos por Auto de Prisão em Flagrante (APF), Termo de Circunstância de Ocorrência (TCO) e Boletim de Ocorrência (BOC).

O diretor do Departamento de Narcóticos, o delegado Fernando Olegário, explicou que a incineração ocorre anualmente após autorização prévia, mas devido ao período de pandemia só foi realizada no início deste ano.

“Essa incineração é autorizada pelo juiz e ocorre após o término dos processos. O criminoso é condenado e a droga é autorizada para incineração, assim fazemos todo o ano, com a pandemia tivemos que fazer em 2021”, declarou.

De acordo com o delegado, as apreensões são de diferentes distritos policiais, incluindo do interior do estado. A ação contou com apoio da vigilância sanitária e trabalhadores do forno de Cerâmica Kotinscki.

Em números exatos, foram incinerados 41 kg de cocaína e 132 kg de maconha, totalizando 173 kg de entorpecentes.