O Ministério da Saúde (MS) publicou edital nessa segunda-feira (8) com sete vagas para o Programa ‘Mais Médicos’ em Roraima. O certame consta no Diário Oficial da União.
No estado, as vagas elegíveis são distribuídas para os municípios de Alto Alegre (1 vaga) e Boa Vista (1 vaga), além dos Distritos Indígenas Leste (1 vaga) e Yanomami (4 vagas).
Conforme a Pasta, o objetivo da seleção é dar assistência às Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Atenção Primária em todo o país e ampliar o enfrentamento à pandemia de Covid-19 por meio de suporte à campanha de vacinação. Ao todo, são ofertadas aproximadamente 3 mil novas vagas.
De acordo com o Ministério, para participar do certame, os profissionais precisam ter formação em instituições de educação superior brasileiras ou com diploma revalidado no Brasil (registro no CRM). Os profissionais selecionados receberão passagens para o deslocamento, além de acolhimento específico nos municípios.
Atualmente, 15.370 médicos atuam por meio do programa no Brasil.
CRONOGRAMA
O MS afirmou que nesta terça-feira (9) os municípios precisam sinalizar que necessitam de profissionais médicos. O prazo para estas solicitações segue até a próxima segunda-feira (15). Já entre os dias 16 e 22 de março, os profissionais de saúde devem se cadastrar no programa.
A previsão do Ministério é que os médicos selecionados na primeira chamada iniciem o trabalho nos municípios a partir de 23 de abril.
Conforme o edital, o tempo de permanência dos profissionais de saúde no programa será inicialmente de três anos, prorrogáveis por mais três.
Confira o cronograma abaixo:
- Adesão dos municípios: de 9 a 15 de março;
- Inscrição dos médicos: de 16 a 22 de março;
- Primeira chamada dos médicos para escolha das vagas: 24 a 26 de março;
- Validação dos municípios: de 12 a 23 de abril;
- Início das atividades dos médicos da primeira chamada: a partir de 23 de abril.
Outras informações podem ser obtidas no site do Ministério da Saúde.