Terminou nessa quinta-feira (18) o prazo estipulado pelo governador Antonio Denarium (sem partido) para vacinar 220 mil pessoas em Roraima contra a Covid-19. O governo alega que distribuiu as doses para as prefeituras, responsáveis pela imunização.
No dia 18 de fevereiro, o gestor declarou, após reunião com o então ministro da Saúde Eduardo Pazuello, que imunizaria esse quantitativo nos próximos 30 dias.
“Pretendemos atingir duzentas e vinte mil pessoas vacinadas em Roraima somente nesses próximos trinta dias, que é o quantitativo de vacinas que vamos receber. Vamos vencer essa doença e solicitamos prioridade para Roraima”, disse, à época, Antonio Denarium. (Leia aqui)
Agora, o Estado explicou que a declaração estava condicionada ao envio de 600 mil vacinas solicitadas ao Governo Federal, o que não ocorreu. Com o prazo esgotado, o estado recebeu apenas 120.660 doses da Coronavac e Astrazeneca.
Segundo dados do ‘vacinômetro’, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), do total de vacinas, apenas 43.710 foram aplicadas (4,5% da população), sendo 28.583 referentes à primeira dose e 15.127 à segunda. Com isso, faltam ser aplicadas 76.950 vacinas.
O governo afirma que já distribuiu 91.530 vacinas, sendo 46.850 aos distritos indígenas e 44.680 aos demais grupos. Outros 28.530 imunizantes estão em estoque e são distribuídos aos municípios e distritos indígenas mediante solicitação.
No dia 10 deste mês, Denarium criticou aqueles que questionaram a demora na vacinação, e disse estar em um consórcio para comprar 500 mil vacinas. Ele não citou prazo para que a compra seja efetivada, mas projetou que espera que seja o “mais rápido possível”.
Segundo o boletim epidemiológico da Sesau dessa quinta-feira (18), Roraima tem 87.032 casos e 1.274 mortes pela doença. A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está em 71%.
CITADO
Leia nota do Governo de Roraima na íntegra:
O governador Antonio Denarium estabeleceu prazo para ASSIM QUE FOREM ENTREGUES AS VACINAS pelo Governo Federal, ter como meta distribuir em todo o Estado para a vacinação contra o coronavírus antes de 30 dias. O Governo do Estado todas as semanas distribui as vacinas que chegam aos municípios que são os responsáveis pela vacinação, incluindo a capital Boa Vista.
Ao todo, o Estado recebeu 120.660 doses da Coronavac e Astrazeneca. Com as remessas, o Estado distribuiu 91.530 doses e os municípios vacinaram 43.710 pessoas desde o início da campanha, no dia 19 de janeiro. A aplicação da primeira dose representa a taxa de 47%, segundo dados do ‘vacinômetro’ da Secretaria de Saúde (Sesau).
O governador Antonio Denarium faz parte do consórcio de governadores e já se habilitou para comprar 500 mil vacinas assim que estiverem disponíveis no mercado.
O Governo de Roraima esclarece ainda que o Ministério da Saúde se comprometeu a enviar todas as semanas o quantitativo de vacinas para cada Estado e o governo intensificou a distribuição de vacinas aos municipios, dando mais prioridade para a capital Boa Vista, onde tem o maior número de habitantes.