Os servidores do sistema de segurança pública de Roraima devem ser imunizados contra o coronavírus em abril. A informação foi confirmada pelo assessor especial do Ministério da Saúde (MS), Airton Soligo, ao delegado-geral, Herbert de Amorim Cardoso, nessa quinta-feira (25).
Cardoso solicitou em fevereiro ao então ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, que fosse dada a prioridade para vacinar os profissionais da segurança, uma vez que estão na linha de frente da pandemia no combate ao crime. Serão imunizados policiais, servidores administrativos e do quadro da União que prestam serviço nas mais diversas unidades da instituição.
Conforme o delegado geral, mesmo diante de toda a problemática de risco e exposição ao vírus, a Polícia Civil de Roraima, atividade essencial de Estado, manteve o firme compromisso no atendimento à população. “Nós tivemos um expressivo número de policiais que estão de atestado médico por causa da Covid-19 e outros que vieram a óbito”, citou Cardoso.
O assessor especial do MS afirmou que apesar da transição no Ministério da Saúde foi realizada uma articulação que vai permitir que todos os servidores do sistema de segurança pública de Roraima sejam vacinados.
DADOS
Desde o início da pandemia, em março de 2020, até 16 de março deste ano, dos 1.108 servidores que prestam serviços na Polícia Civil entre policiais efetivos, da área administrativa e da União, 510 pessoas foram infectadas com o vírus.
Destas, 21 foram reinfectadas, 24 foram internados e cinco foram a óbito. Dos servidores que foram a óbito, dois são agentes de polícia, um perito criminal e dois servidores do quadro da União.
FONTE: RORAIMA EM TEMPO