O Ministério da Saúde informou que vai enviar 10,6 mil novas doses de vacinas contra a Covid-19 para Roraima a partir desta sexta-feira (16). Serão 4,6 mil da Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan, e 6 mil da Astrazeneca, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

De acordo com o vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o estado recebeu, até o momento, 154.460 doses dos dois imunobiológicos. A quantidade de doses aplicadas em Roraima somam 86.363, sendo 59.447 referentes à primeira, e 26.916 à segunda.

Conforme o plano de vacinação do Ministério da Saúde, as vacinas devem ser aplicadas em trabalhadores de saúde, idosos de 60 a 69 anos, e agentes da Segurança Pública e Salvamento. Uma decisão da Justiça de Roraima obriga os policiais penais serem incluídos nesta etapa.

“[…] o impacto esperado das ações de vacinação se inicia após cerca de 30 dias da distribuição da vacina, considerando os tempos operacionais bem como o tempo necessário para o desenvolvimento da resposta imune”, ressaltou a Pasta.

Em todo o país serão distribuídas 6,3 milhões de doses para dar continuidade à campanha. Mesmo com os imunizantes, o governo alerta que os cuidados para evitar contaminação devem ser mantidos, como: uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social.

Roraima registrava até essa quarta-feira (14) mais de 92,9 mil casos confirmados de coronavírus, com 1.422 mortes. A tendência de diagnósticos para a doença reduziu em 2,9% na segunda metade de março. A mortalidade caiu 2,2% e a taxa de contaminação é de 35,7 para cada 100 mil habitantes. Os dados são da Fiocruz.