Com a proximidade do Dia das Mães, comemorado no próximo domingo (9), o setor de vendas tem expectativa de crescimento. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-RR) estima que mais de R$ 21,3 milhões sejam movimentados neste ano em Roraima, um aumento de 46,7% em comparação a 2020.
Este é o segundo Dia das Mães em meio à pandemia, e os lojistas e empresários já trazem as experiências adquiridas durante o ano passado, como é o caso do sistema de delivery e retirada, medidas adotadas no início das restrições ao comércio, mas que prometem permanecer.
NOVO SISTEMA
A empresária Maiara Pádua, sócia de uma loja de artigos de maquiagens e acessórios, localizada na zona Oeste de Boa Vista, relata que desde 2020 o sistema de entrega em domicílio foi implementado na loja e tem agradado os clientes.
“Estamos trabalhando com delivery desde o ano passado, quando foi fechado o comércio [em Boa Vista], tivemos que nos adaptar ao atendimento on-line, pois são várias pessoas mandando mensagens ao mesmo tempo, e nem sempre elas têm aquela paciência de esperar ser atendida. Este ano nosso atendimento on-line está bem melhor, conseguimos ter um atendimento com mais qualidade”, contou.
Considerado o “segundo Natal” em volume de vendas, a perspectiva da empresária para o Dia das Mães é superior em comparação ao mesmo período do ano passado. “As expectativas deste ano estão melhores, pois graças a Deus estamos com o comércio aberto e assim podemos fazer nossas vendas. Diferente do ano passado que estávamos em um momento de tensão com os decretos”, lembrou.
A empresária destacou que até o momento os itens mais procurados para presentear as mães são: bolsas, maquiagens e produtos de cuidados com a pele.
DICAS DE PRESENTES
Para aqueles que querem economizar na hora de presentear, a Fecomércio avaliou que dos 17 itens que compõem a cesta de bens e serviços, apenas cinco se encontram mais baratos. É o caso das bolsas, artigos de maquiagem e livros.
Já quem quer apostar em presentes como aparelhos de TV, som e informática, joias e bijuterias, deve ficar atento e pesquisar preços dentro do orçamento, pois são os produtos que estão com os preços mais altos.
Outras alternativas são os eletrodomésticos, que apesar dos valores mais altos que os produtos anteriores, são um dos itens mais desejados durante a data. Uma sugestão é pesquisar os descontos oferecidos na data comemorativa.
ORIENTAÇÕES
Em casos de transtornos e violações do Código de Defesa do Consumidor (CDC) durante as compras para o Dia das Mães, o Procon Assembleia orienta as medidas que devem ser tomadas. Em casos de trocas e devoluções é importante que o cliente guarde a nota fiscal.
Com a intensificação das compras pela internet, os consumidores e empresários também precisam ficar atentos às normas do CDC.
“Todo consumidor tem o direito de desistir da compra após sete dias, caso o produto tenha sido adquirido por telefone ou na internet”, destacou Mileide Sobral, diretora do Procon Assembleia.
Os consumidores que constatarem práticas abusivas ou tiverem dúvidas podem recorrer ao atendimento do Procon Assembleia, através do número (95) 98401-9465. Devido à pandemia os atendimentos seguem de forma remota das 8h da manhã às 18h.