Principal tipo de dívida das família continua sendo o cartão de crédito – Divulgação

 

O número de famílias endividadas em Roraima chegou a 79,7% em abril. Os dados são da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio-RR), e se assemelham ao mês de janeiro de 2021.

A estimativa leva em consideração a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Conforme os números, o nível de endividamento no estado ficou 12,5 pontos acima da média nacional, que corresponde a 67,5%.

De acordo com o estudo, em comparação com o mês de março, houve uma redução mínima de 0,5%, contudo, em relação ao mesmo período do ano passado, houve um acréscimo de 28,8%.

“A queda no endividamento se deve a uma retração na quantidade de famílias que informaram que estavam muito endividadas. Este número caiu para 7,8%, menor percentual desde junho de 2018”, explicou a Fecomércio.

Segundo a Federação, o principal tipo de dívida das família continua sendo o cartão de crédito, com 53%. Na sequência aparecem os carnês de lojas, com 45,1%, e o financiamento de casas, com 12,7%. Essas dívidas comprometem 29,1% da renda das famílias e se estendem, em média, por sete meses.

Já o número de famílias com contas em atraso caiu pelo quinto mês seguido, com 31,4%, um decréscimo de 2,8% em relação ao mês de março. Entretanto, o número está acima da média nacional de 24,2%.

“Também houve queda no número famílias sem condições de pagar as dívidas, ficando em 6,1%, sendo a sexta queda seguida e o menor resultado desde fevereiro de 2020”, finalizou a instituição.