Com o objetivo de buscar informações acerca de variedades de cultivares com maior resistência às pragas e doenças e também sobre destaque em produtividade em Boa Vista, a prefeitura iniciou o plantio de cultivares na nova área destinada ao Campo Experimental 2021, localizada no Centro de Difusão e Tecnologia (CDT), no Bom Intento, zona Rural da capital.
Serão implantadas cultivares de milho, soja, sorgo boliviano, capim e girassol em 3 hectares de terra. O Campo Experimental foi implantado em 2018 em Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas.
O número de cultivares em área de plantio será: 33 cultivares de milho, 32 cultivares de soja, quatro tipos de capim, além do sorgo e girassol. O secretário de agricultura e assuntos indígenas, Guilherme Adjuto, explicou que, com o início do plantio, a previsão para visitação é o mês de julho.
Ele ressaltou ainda que a colheita do milho está prevista para outubro, já a colheita da soja, a previsão é para o mês setembro.
“Através do Campo Experimental vamos mostrar os cultivares, milho e soja principalmente, que mais vão se adaptar as condições climáticas de Roraima, e que consequentemente ofereçam maior produtividade. Este ano temos várias sementes que já foram plantadas em 2019 e 2020, agora vamos ter mais um ano com esses cultivares e assim confirmar a plena adaptação”, disse.
Os materiais utilizados no campo são fornecidos por grandes empresas multinacionais do ramo de melhoramento genético de sementes, fertilizantes e insumos biológicos, que manifestam interesse em testar a adaptabilidade destes materiais em Boa Vista.
Ao final do experimento, haverá o compartilhamento das informações em um banco de dados consolidado que possibilitará maior ao produtor maior assertividade na escolha de sementes mais produtivas.
LEIA MAIS
Clima acelerou florescimento de girassóis em campo experimental de Boa Vista