Denarium assinou decretou na manhã desta segunda-feira (7) – Yara Walker/Roraima em Tempo

O governador Antonio Denarium (sem partido) decretou situação de emergência em nove municípios de Roraima nesta segunda-feira (7). A justificativa são as fortes chuvas dos últimos dias, que elevaram o nível dos rios no estado e causaram danos em estradas e pontes.

A medida vale pelos próximos 180 dias nas cidades de Bonfim, Cantá, Caracaraí, Caroebe, Normandia, Rorainópolis, São João da Baliza, Uiramutã e São Luiz.

Hoje, o nível do Rio Branco, principal afluente de Roraima, chegou a 8,36m em Boa Vista, e 9,09m em Caracaraí. De acordo com o diretor executivo da Defesa Civil, Coronel Claudiomar, o estado corre o risco de ultrapassar a cheia de 2011.

“A diferença é que, em 2011, nesse mesmo período, o nível do Rio Branco chegou a 10m em Boa Vista e, em Caracaraí, passou de 11m. Nós ainda temos dois meses de inverno rigoroso e é provável que o rio tenha a mesma elevação que a cheia histórica. É o risco que corremos”, declarou.

INVERNO RIGOROSO

Segundo o governo, a previsão é de chuvas intensas para os próximos dias. O período chuvoso já danificou estradas e pontes, e deixou famílias ilhadas em algumas regiões, necessitando da atuação do Corpo de Bombeiros.

“O levantamento destes resgates é feito diariamente. Por isso, não há uma estimativa de famílias atingidas pelas enchentes. Em Uiramutã, por exemplo, mil famílias foram resgatadas. Mas não há feridos ou pessoas em abrigos do estado”, ponderou o coronel.

Denarium frisou que a Defesa Civil segue o monitoramento dos municípios que não foram incluídos no decreto. Além disso, ele destacou que deve solicitar ajuda do Governo Federal caso as fortes chuvas se prolonguem em Roraima.

“Se tivermos grande impactos nas pontes e estradas iremos recorrer ao Governo Federal para que possam realizar investimentos. Não temos ainda estimativa dos danos que podem ser causados, somente a previsão de fortes chuvas no mês de junho e julho”, finalizou.