A Polícia Federal e a Força-Tarefa Humanitária – Operação Acolhida informaram em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (24) que a fronteira com a Venezuela receberá até 100 imigrantes por dia.
A entrada de venezuelanos no Brasil voltou a ser autorizada pelo Governo Federal nesta quinta-feira, em documento publicado do Diário Oficial da União (DOU). O trânsito de pessoas na fronteira com Pacaraima havia sido suspenso em março de 2020 devido à pandemia do Coronavírus.
O comandante da Operação Acolhida em Roraima, general Manoel Barros, informou que o controle em Pacaraima continua sendo feito, tanto com busca de antecedentes criminais, como triagem para evitar mais casos de Covid-19.
“Essa portaria não significa um descontrole da fronteira, ao contrário, ela traz uma regularização na entrada dos venezuelanos dentro de um controle realizado pela PF”, explicou.
Sobre a triagem por antecedentes criminais, o superintendente da Polícia Federal em Roraima, delegado José Roberto Peres explicou que é feito uma busca no sistema da instituição. “Se a policia tem informação de antecedentes, ela vai atuar”, disse.
DOCUMENTAÇÃO
O ministério da Justiça exige documentação de residente fronteiriço na passagem entre Santa Elena de Uairén e Pacaraima. Também foi autorizada a regularização migratória de pessoas em situação de vulnerabilidade decorrente de fluxo migratório.
De acordo com a Casa Civil, isso vai permitir “a retomada do processo de interiorização de imigrantes pela Operação Acolhida”.
Fonte: Roraima em Tempo