Vacina contra sarampo será aplicada em crianças que estiverem com cartão em atraso – Divulgação/PMBV

 

Nos próximos dois fins de semana a Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista (Semsa) vai analisar os cartões de vacinas de crianças de seis meses a dois anos de idade para monitorar a cobertura vacinal contra sarampo. As equipes de saúde visitarão residências nos bairros da capital no próximo sábado (03) e dia 17 de julho.

Conforme a Semsa, o monitoramento é feito periodicamente para verificar se as crianças receberam as doses contra sarampo e aplicar a vacina nas que faltaram no período indicado na carteira de vacinação.

“Neste mesmo momento em que o cartão é avaliado, se for identificada a ausência das vacinas tríplice viral e tetra viral, estaremos realizando a vacinação da criança no domicílio”, explicou a diretora de vigilância epidemiológica de Boa Vista, Roberta Calandrini

A medida também é preventiva para evitar um novo surto da doença como ocorreu em 2018 em Roraima, quando mais de 350 casos da doença foram registrados no estado, sendo 162 em Boa Vista.

“Este é um trabalho para obter um retrato da cobertura vacinal nos bairros e podermos avaliar os locais de maior risco para ocorrência de surto de sarampo, e posteriormente estabelecermos ações direcionadas para aumentar a cobertura vacinal”, complementou Roberta.

CONFIRA OS BAIRROS A SEREM VISITADOS:

Nesse sábado, dia 3, serão visitados os bairros Centenário, Cinturão Verde, 13 de Setembro, Pricumã, São Vicente, Calungá, Buritis, Liberdade, Asa Branca, Caimbé, Mecejana, Bairro dos Estados, 31 de Março, Santa Tereza, Psicultura, Said Salomão, João de Barro, Cidade Satélite, Vila Jardim, Jardim Caranã, Cauamé, União e Caranã.

Já no dia 17 de julho, os bairros a serem visitados serão Raiar do Sol, Bela Vista, São Bento, Jardim das Copaíbas, Distrito Industrial, Nova Cidade, Dr. Airton Rocha, Operário, Jóquei Clube, Prof. Araceli Souto Maior, Tancredo Neves, Dr. Silvio Botelho, Jardim Tropical, Pintolândia, Jardim Olímpico, Cambará, Nova Canaã, Equatorial, Murilo Teixeira, Senador Hélio Campos, Santa Luzia, Dr. Silvio Leite, Jardim Primavera e Laura Moreira.