Um casal de araras foi resgatado na tarde dessa quinta-feira (6) às margens da BR-174, próximo ao município de Rorainópolis, Sul de Roraima.
Conforme o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR), as aves foram encontradas na rodovia por uma mulher, que trafegava no local, e levou os animais à guarnição.
Os bombeiros da 2ª CIA verificaram que os animais precisavam de cuidados e trouxeram as araras para Boa Vista, com o apoio da Polícia Militar de Roraima (PMRR).
As aves foram entregues ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Após os devidos cuidados, o casal deve retornar ao meio ambiente.
EM EXTINÇÃO
A arara-azul é uma ave da família Psittacidae que vive nos biomas da Floresta Amazônica e principalmente no cerrado e pantanal. Eles são animais que se destacam pela beleza, tamanho e comportamento.
A ave está atualmente ameaçada de extinção devido à caça, ao comércio clandestino e à degradação do habitat natural por conta do desmatamento.