O governador de Roraima, Antônio Denarium (sem partido), deu posse a dois novos secretários nesta sexta-feira (26). O ex-deputado federal Luciano Castro (PL) ficará à frente da Secretaria Estadual de Articulação Municipal e Política Urbana (Seampu), enquanto Weber Negreiro, ex-secretário de comunicação da Prefeitura de Boa Vista, passa a ser o novo titular da Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom).

Weber substitui o publicitário Doan Rabelo e Castro ficará no posto antes ocupado  por Ilaine Henz, que agora passa a ser secretária adjunta da pasta. De acordo com Denarium, a mudança nas pastas faz parte da estratégia para melhorar os serviços prestados aos roraimenses e afirma que a escolha foi feita devido à experiência política dos empossados.

“Com reforço do ex-deputado Luciano Castro, ele vai atuar em todos os municípios, fazendo parceria com vereadores e prefeitos para que o governo chegue nos lugares mais distantes. Na comunicação, o novo secretário assume o desafio de levar as ações do governo ao conhecimento de toda população”, explicou.

O novo secretário de comunicação já ocupou cargos públicos a frente da pasta em governos anteriores e recentemente foi exonerado da Secretaria Municipal de Comunicação. No discurso de posse, Weber falou em sintonia com o governo e continuidade do trabalho exercido pelo ex-secretário.

“Eu trabalho para quem acredita no meu trabalho e a gente tem uma vantagem porque eu estou recebendo uma secretaria estruturada […]. Contem comigo como secretário de comunicação e parceiro de vocês”, declarou.

O ex-parlamentar e titular da pasta de Articulação Municipal Luciano Castro afirmou que assume o cargo como um novo desafio na carreira política e com a missão de melhorar a relação do governo com os municípios.

“Nós vamos procurar dar uma nova dinâmica para que as coisas possam avançar. Vamos trabalhar e discutir ações de forma concreta e fazer essa parceria”, afirmou.

Luciano Castro disputou as eleições municipais em 2020 para o cargo de prefeito de Boa Vista. No segundo turno, o atual secretário declarou apoio ao prefeito Arthur Henrique (MDB). Questionado sobre o posicionamento, Castro informou que foi devido a avaliação do cenário político no ano da eleição.

“Nós tínhamos ali dois candidatos e naquele momento eu acreditei que quem teria melhores condições para governar Boa Vista seria o Arthur. Não fiz em troca de nada, mas isso não tem nada a ver com o Governo do estado, porque ele não apoiou ninguém no segundo turno”, esclareceu.

ELEIÇÕES

A solenidade também contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Soldado Sampaio (PC do B). Na ocasião, o presidente fez um discurso onde demonstrou que o grupo político de Denarium se prepara para a disputa política em 2022.

“Temos trabalho prestado e sabemos que a população vai reconhecer isso. Vamos deixar bem claro que nosso grupo político tem sintonia com a Assembleia, nossos deputados vereadores estão aquecidos pronto para a disputa. […] Na hora certa vamos colocar o nosso time em campo e fazer os movimentos necessários para dar continuidade nas mudanças que Roraima passa”, avaliou.

O deputado também criticou a Prefeitura de Boa Vista na atuação de combate à pandemia e elogiou o trabalho exercido pelo Governo de Roraima.

“Demos suporte a todas as pessoas que procuraram o HGR [Hospital Geral de Roraima] e cobramos das Prefeituras, especialmente a prefeitura de Boa Vista […] O município de Bonfim fez um trabalho preventivo, mas infelizmente nem toda a prefeitura fez isso, em especial a da Capital”, pontuou.

No entanto, desde o início da pandemia a Prefeitura tem adotado medidas de restrição de horários no comércio, eventos públicos e realizado ações de fiscalização no município.

Além disso, Denarium informou que vai exigir do Ministério da Saúde cota extra de doses de imunizantes. A nova previsão do governador é que a faixa etária de 65 anos ou mais sejam vacinadas contra a Covid-19, o gestor também anunciou que profissionais da educação e segurança pública serão vacinados, mas não informou prazos para a campanha ocorrer.