Nesta sexta-feira (16), é comemorado o Dia Mundial da Voz, data instituída em junho de 2008 pela lei Nº 11.704, com o objetivo de chamar a atenção para os cuidados com as cordas vocais.
Em tempos de coronavírus, ficou mais evidente a necessidade do profissional que cuida da voz. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o vírus pode causar alterações nos músculos das cordas vocais, o que pode gerar sequelas na voz.
Com isso, desde o início da pandemia, os fonoaudiólogos têm exercido um papel fundamental, atuando na linha de frente na recuperação dos pacientes internados com Covid-19. A médica fonoaudióloga Manoela Gomes está entre eles.
“No período em que eles saem do tubo, na pós extubação [saída da ventilação mecânica], na maioria dos casos é necessário um acompanhamento com o profissional fonoaudiólogo. Tem sido comum identificar problemas com a voz e deglutição nesses pacientes. O profissional irá avaliar e, se necessário, indicar acompanhamento para reabilitação das estruturas alteradas”, explicou.
TUDO NOVO
A profissional, que atua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Roraima (HGR), unidade de referência no tratamento da Covid-19 no estado, conta que a pandemia trouxe novos desafios, mas que a adaptação trouxe novos aprendizados.
“Não foi fácil no início, mas logo nos adaptamos às mudanças e, sem dúvidas, aprendemos muito com todos da equipe multiprofissional. As consequências que a Covid-19 traz ao organismo são terríveis e o fonoaudiólogo é o profissional habilitado para avaliar e tratar os problemas relacionados à voz e deglutição desses pacientes internados”, explicou.
CUIDADOS COM A VOZ
No entanto, não só os pacientes recuperados do coronavírus e profissionais (radialistas, cantores, jornalistas e professores) devem ficar atentos com os cuidados vocais, a médica explica que a atenção deve ser diária para todos os públicos, principalmente por conta do uso obrigatório de máscara para se proteger da doença.
Confira as dicas:
- Realizar exercícios de aquecimento e desaquecimento da voz;
- Cuidar da alimentação;
- Articular bem as palavras, já que agora precisamos fazer uso contínuo de máscaras;
- Manter-se hidratado;
- Evitar cigarros, álcool e condimentos em excesso.