As 87 mil doses da vacina CoronaVac chegaram a Roraima por volta de 3h desta terça-feira (19), informou o governo. A imunização começa na manhã de hoje com os grupos prioritários.
Segundo o Estado, serão vacinados na primeira etapa profissionais de saúde, idosos e indígenas, “trazendo esperanças para todos nós”. O carregamento com as caixas chegou na Base Aérea de Boa Vista e foi escoltado pela Polícia Federal.
Na segunda etapa serão contempladas pessoas de 60 a 74 anos. Na última fase estão aqueles acometidos de:
- diabetes mellitus;
- hipertensão arterial grave;
- doença pulmonar obstrutiva crônica;
- doença renal;
- doenças cardiovasculares e cerebrovasculares;
- indivíduos transplantados de órgão sólido;
- anemia falciforme;
- câncer;
- obesidade grave.
Ontem, o governador Antonio Denarium (sem partido) foi a São Paulo para receber as doses da vacina transportadas para o estado. Agora, elas estão armazenadas na sede do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização para posterior distribuição aos municípios, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
No fim do ano passado, Denarium solicitou 600 mil doses da vacina que fosse aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e distribuída pelo Ministério da Saúde. No domingo, a CoronaVac, do Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac, e o imunizante de Oxford com a Fiocruz, tiveram o uso emergencial aprovado.
“Roraima, daqui a pouco, começa a cumprir seu papel: imunizar roraimenses e roraimados. São 87.720 doses que nesta primeira fase serão aplicadas em grupos prioritários. Feliz e emocionado com essa chegada. Vamos juntos vencer essa guerra e em pouco tempo voltaremos a vida normal”, declarou Denarium.
Fonte: Roraima em Tempo