Um incêndio de grandes proporções atingiu uma plantação de mogno do empresário Marcelo Guimarães, esposo da ex-prefeita de Boa Vista Teresa Surita (MDB), na noite desta quinta-feira (11). A área está situada na fazenda onde vive o casal.

Ao Roraima em Tempo, Guimarães relatou que três pessoas foram vistas por moradores do Residencial Vila Jardim saindo da plantação, que fica próxima à caixa d’água no bairro Cidade Satélite, zona Oeste da capital. O prejuízo, segundo ele, só será avaliado nesta sexta-feira (12), bem como o total de hectares afetado. O mogno africano é uma madeira extremamente valorizada no mercado internacional.

“Nós já fizemos o B.O [boletim de ocorrência], amanhã terá foto do provável lugar onde as pessoas desceram dos carros para entrar na plantação e tocar fogo, e por onde saíram. Eles entraram em dois carros e saíram em direção à caixa d’água”, detalhou.

De acordo com o empresário, pelas características do caso, não se pode descartar a suspeita de motivação política. Ele lembrou que, nesta semana, a esposa e o ex-senador Romero Jucá (MDB), aliado de Teresa Surita, fizeram duras críticas à gestão estadual.

“O que achamos estranho foi o fato de as pessoas terem sido deixadas em dois carros e depois terem sido levadas. Ou seja, muito suspeito”, comentou, ao acrescentar que uma denúncia será formalizada no Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR).

Pelas redes sociais, a ex-prefeita também manifestou indignação com o caso. “Foi grande o incêndio, não tem câmeras onde colocaram fogo, mas tem testemunhas que viram os carros e as pessoas. Foi um incêndio criminoso”, declarou.

O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima informou que as chamas eram em área de plantação, e deslocou equipe do Grupamento de Combate a Incêndio Florestal. “O fogo foi controlado rapidamente com apoio de uma brigada do local”, acrescentou.