Quase 500 aldeados dos Polos Bases de Surucucu, Waphuta e Kataroa da Terra Indígena Yanomami em Roraima recebem até o dia 7 de março atendimento e vacinação contra o coronavírus, segundo informou o Ministério da Saúde (MS) nessa terça-feira (2).
A medida faz parte de uma ação da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), que enviou reforço de atendimento de saúde para o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Yanomami.
Equipes de saúde volante da Sesai e uma equipe técnica do Departamento de Determinantes Ambientais Saúde Indígena (DEAMB/SESAI) atendem as comunidades. Além disso, os profissionais realizam no local uma inspeção sanitária.
“As aldeias são distantes uma da outra e o deslocamento para esta região de serras é feito exclusivamente por transporte aéreo. Todas as ações serão acompanhadas pelo Conselho Distrital de Saúde Indígena (CONDISI) Yanomami. Como medida de segurança para os povos indígenas, toda a equipe que compõe a missão realizará teste para Covid-19 e deverá apresentar resultado negativo antes de entrar em área indígena”, destacou o MS.
Segundo o Ministério, a equipe de saúde volante da Sesai é composta por um médico clínico geral, uma pediatra, três enfermeiros e uma técnica de enfermagem. Estes profissionais devem reforçar o atendimento realizado pela Equipe Multidisciplinar do DSEI Yanomami, realizando testagem para Covid-19, atendimento médico, acompanhamento do desenvolvimento infantil e acompanhamento de gestantes e idosos.
“Os engenheiros do DEAMB da SESAI estarão no local para realizar a inspeção de saneamento básico. Eles farão análise da qualidade da água e verificarão a gestão dos resíduos sólidos junto com a equipe do Serviço de Edificação e Saneamento Ambiental Indígena [SESANI] do DSEI”.
De acordo com o MS, para realizar os atendimentos, as equipes contam com apoio do Ministério da Defesa, por meio do alojamento do Pelotão Especial de Fronteira Surucucu, na Terra Indígena Yanomami.
OUTROS ATENDIMENTOS
Durante a pandemia do coronavírus em 2020, a Sesai já realizou duas missões interministeriais de reforço ao DSEI, em parceria com a Defesa, sendo eles a Operação Roraima I, realizada entre 29 de junho e 6 de julho, com 3,5 mil atendimentos, e a Operação Roraima II, de 19 a 26 de outubro, com 2,6 mil atendimentos.
FONTE: RORAIMA EM TEMPO