Doses são direcionadas aos idosos e agentes da Segurança – Divulgação/PMBV

O Ministério da Saúde enviará para Roraima mais 6,8 mil doses de imunizantes contra o coronavírus para dar continuidade às campanhas de vacinação estadual e municipais. A informação é da Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde dessa quarta-feira (21).

Entre as doses que serão enviadas 5 mil são Astrazeneca, desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e 1,8 mil são da Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan. Os imunizantes são para um público alvo de 6.057 pessoas no estado, entre idosos e membros das Forças de Segurança.

O anúncio ocorre em momento crítico da vacinação em Roraima. Ontem, a Prefeitura de Boa Vista anunciou que a aplicação da segunda dose de imunizantes está suspensa por falta de vacinas.

Também ontem, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, comunicou que o fim da vacinação de grupos prioritários deve ocorrer em setembro ao invés de maio. O antigo prazo havia sido dado por Eduardo Pazuello, quando ocupava o cargo.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), foram recebidas, até o momento, 165.060 doses dos dois imunizantes. Desse total, 95.495 foram aplicadas, sendo 62.681 referentes à primeira, e 32.814 à segunda.

PFIZER

No informe técnico da Secretaria Nacional, o Ministério da Saúde informou que a previsão para recebimento de doses da vacina Pfizer é para primeira quinzena de maio. Ao todo devem ser importadas dos Estados Unidos 1.000.350 doses.

“A oferta da vacina seguirá fluxo adotado até o momento para as demais vacinas, priorizando a oferta ao grupo prioritário sequencial previsto no PNO [Plano Nacional de Operacionalização]. A previsão de distribuição, considerando o cronograma de entrega apresentado pela farmacêutica, será para a primeira quinzena de maio”, mencionou.