O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (8) o repasse de mais 7,9 mil doses da vacina contra o coronavírus para Roraima. Entre as doses distribuídas 4,5 mil são da Astrazeneca e 3,4 mil da Coronavac.
Conforme o ministério, a nova remessa será destinada à imunização:
- de servidores da saúde;
- idosos de 65 a 79 anos;
- e trabalhadores da Segurança Pública e Forças Armadas.
Com o novo repasse, o estado recebeu do Governo Federal 152.965 doses vacinas desde o início da campanha, em janeiro deste ano. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), até hoje, 70.290 doses foram aplicadas, sendo 49.285 referentes à primeira dose e 21.005 à segunda.
De acordo com o Plano Nacional de Vacinação, o repasse é para dar continuidade do acesso aos grupos envolvidos tanto na manutenção do funcionamento dos serviços de saúde, nas ações de vacinação, como na implementação e fiscalização das medidas de enfrentamento à pandemia, sendo os trabalhadores envolvidos:
- no atendimento ou transporte de pacientes;
- em resgates e atendimento pré-hospitalar;
- nas ações de vacinação contra a covid-19;
- na implantação e monitoramento das medidas de distanciamento social, com contato direto;
- com o público, independente da categoria.
Os demais trabalhadores da Segurança Pública e Forças armadas, que não se enquadrarem nas avidades descritas acima, deverão ser vacinados de acordo com o andamento da campanha.
Nessa quarta-feira (7), o Governo de Roraima iniciou a vacinação de agentes das forças de segurança. Segundo o governador Antonio Denarium (sem partido), foram destinadas 1.830 doses para esta finalidade.