A Prefeitura de Boa Vista anunciou na tarde desta sexta-feira (16) que o primeiro caso suspeito de sarampo em 2021 foi descartado. A análise de amostra foi realizada logo após uma criança migrante em situação de abrigo passar por atendimento médico no Hospital da Criança Santo Antônio no dia 25 de março.
Conforme Roberta Calandrini, diretora de Vigilância Epidemiológica, duas analises são realizadas para confirmar o descartar caso suspeito, com a primeira coleta sendo feita durante o atendimento do paciente, enquanto a segunda amostra foi colhida na quinta-feira (15).
“Atualmente Boa Vista possui dois casos em investigação e apesar desse caso ter sido descartado, é importante reforçar as medidas de prevenção contra o sarampo, pois há surto no Brasil, assim como há rumores de surto na Venezuela”, comentou.
Ainda segundo Roberta, o primeiro exame realizado de sorologia (IgM) detectou positivo para sarampo, porém, de acordo com protocolos para fechar o diagnóstico é necessário fazer outros exames, como o PCR, que foi coletado e enviado ao laboratório fora do estado.
A diretora destacou ainda que logo após a notificação de caso suspeito, a Vigilância Epidemiológica Municipal fez o bloqueio vacinal em abrigos de imigrantes da capital e em outros locais por onde ela passou.
“Frente ao risco [da doenã], a Secretaria Municipal de Saúde continuará seguindo com a principal medida de prevenção que é a vacinação, além de manter alerta a vigilância com a investigação de todos os casos que apresentarem febre e exantema, associado a sintomas respiratórios”, completou.
Vale lembrar ainda que outros dois casos suspeitos da doença na capital estão sob investigação. Por esse motivo, é necessário que a população redobre ainda mais os cuidados.
“É importante que todos os pais levem seus filhos para vacinar e mantenham os cartões de vacinação atualizados, a vacina protege”, concluiu Roberta.