Instrução é que apenas os imunizantes CoronaVac e Pfizer sejam aplicados neste grupo prioritário – Divulgação/PMBV

 

A Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV) anunciou, nessa terça-feira (11), a suspensão do uso do imunizante Astrazeneca/Fiocruz em gestantes com comorbidades. A medida foi tomada após recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que orientou a suspensão imediata, na noite de segunda-feira (10).

Conforme o comunicado da Anvisa, a indicação da bula da vacina deve ser seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde.

“O uso off label de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina sem orientação médica”, esclareceu.

A Prefeitura informou que aguarda as próximas orientações do PNI em relação à suspensão e que desde o início da campanha segue os protocolos do Ministério da Saúde.

A recomendação de suspensão das doses foi emitida para todos os municípios pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), na terça-feira . No comunicado a pasta instruiu que apenas os imunizantes CoronaVac e Pfizer sejam aplicados no grupo de gestantes.

“Nós orientamos para suspender a vacinação com Astrazeneca em todos os municípios do Estado até um novo posicionamento do Ministério da Saúde”, disse Valdirene Oliveira, coordenadora Geral de Vigilância em Saúde.

Fonte: Roraima em Tempo