Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, lembrado nesta quarta-feira (24), a Prefeitura de Boa Vista promove a Semana de Mobilização e Luta até o dia 26. A ideia é reforçar o compromisso do município no combate à doença.

As equipes de Estratégia Saúde da Família das unidades básicas de saúde que não atendem casos exclusivos da Covid-19 estão realizam palestras e intensificação da busca ativa de casos de tuberculose nas áreas que atuam.

Nesta terça-feira (23), a UBS Pricumã contou com a parceria dos acadêmicos de medicina da Universidade Federal de Roraima (UFRR), enfermeiros e agentes comunitários de saúde da unidade, para uma palestra para os pacientes que aguardavam os atendimentos pela manhã.

“O trabalho de prevenção é de uso contínuo. Nunca descartamos a possibilidade de um paciente sintomático respiratório estar com tuberculose. Fazemos a investigação com perguntas do período de sintomas, se tem perda de peso e outros. Esta semana, estamos fazendo palestras, sempre antes dos atendimentos aqui na unidade, com os devidos cuidados, orientando os pacientes a se conscientizarem da doença, que tem cura e tratamento gratuito”, explicou a médica da família e comunidade, Dra. Elizabeth Guadarismo Salas.

DADOS

Em 2020, foram diagnosticados 228 novos casos de tuberculose em Boa Vista, destes 84% são homens e 16% mulheres. A faixa etária mais acometida foi a de 20 a 29 anos com 41%. Este ano, já foram registrados de janeiro até o momento 27 casos, sendo 17 homens e 10 mulheres. Se comparado o mesmo período de 2020, houve uma queda de 32%, que corresponde a 58 pessoas.

“Mesmo diante a pandemia do coronavirus, é preciso chamar a atenção da população sobre a importância de se manter alerta aos sinais e sintomas da tuberculose e procurar uma unidade básica para a realização do diagnóstico precoce”, reforça a coordenadora municipal de Tuberculose e Hanseníase, Aline Cordeiro e Silva.

CURA E TRATAMENTO

A tuberculose tem cura e o tratamento é oferecido de forma gratuita pelo SUS. Em Boa Vista, as unidades básicas de saúde que não atendem casos exclusivos da Covid-19 dispõem do exame para diagnostico da doença, por meio do Laboratório de Referência Municipal (LRM), onde fazem a busca ativa de casos na área e oferecem o tratamento.

A Tuberculose afeta principalmente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. Os principais sintomas são tosse seca por mais de três semanas, perda acentuada de peso, febre no final da tarde, sudorese noturna, cansaço excessivo, palidez e falta de apetite.