A Prefeitura Municipal de Bonfim decretou, nessa quarta-feira (19), situação de emergência no munícipio devido às fortes chuvas. O documento é assinado pelo prefeito Joner Chagas (Republicanos) e é válido por 180 dias, a contar da data de publicação.
Conforme o documento, as chuvas iniciaram em janeiro e a decisão foi tomada após avaliação do cenário climatológico no estado.
“O período chuvoso na região compreende o período de meados de maio a meados de outubro, e que no corrente ano os quatro primeiros meses do ano acumularam 780,4mm registrados pelo Instituto Nacional de Meteorologia [INMET] na capital do Estado, valor muito superior ao acumulado de 162,6mm da Normal Climatológica, o que favorece a uma elevação dos níveis dos cursos d’agua e transbordamento da calha fluvial dos rios e igarapés do Município”, informa.
No decreto são relatadas as condições da região, onde trechos da RR-207 ficaram intrafegáveis. Além disso, a Prefeitura detalha que a ponte localizada sobre o Rio Jacamim foi levada pelas chuvas, deixando cinco comunidades isoladas.
“Em virtude da Destruição da Ponte sobre o Rio Jacamim, levada pela enxurrada das chuvas e inundação do Igarapé Acuí, com impossibilidade de escoamento da produção que dela necessita, resultou no isolamento da população dessas regiões, nas quais podemos citar as comunidades de Jacamim, Marupá, Ponto Cinco, Wapum e Água Boa”, cita o documento.
De acordo com a Defesa Civil Municipal, cerca de 1,5 mil pessoas que residem nas comunidades estão isoladas. Ainda segundo o coordenador do órgão, Romualdo Feitosa, equipes de apoio já foram acionadas para prestar assistência à população.
“Entrei em contato com a Defesa Civil Estadual e com o comandante do Exército do Bonfim para mobilizar equipes para a comunidade Ponto Cinco e auxiliar na travessia de pessoas e alimentações”, completou.