O prefeito de Normandia, Weston Raposo (PSD), prorrogou o decreto de toque de recolher e estipulou novas medidas de enfrentamento a Covid-19 no município. O documento foi publicado no Diário Oficial dos Municípios de Roraima desta segunda-feira (8).
Conforme o decreto, a proibição para a circulação de pessoas, que anteriormente estava estipulado das 21h às 5h, passa a ser no horário das 20h às 6h. Apenas profissionais que atuam em atividades essenciais poderão circular na cidade após o horário, além disso o documento estabelece as seguintes medidas:
- proíbe o consumo dentro de bares, restaurantes, lanchonetes e lojas de conveniências;
- Supermercados e serviços de entrega poderão funcionar até às 21h, com número de pessoas reduzido e distanciamento social de no mínimo dois metros;
- Proíbe a venda de bebidas alcoólicas em estabelecimentos próximos a vias públicas e o consumo em locais públicos;
- Suspensão de missas e cultos religiosos;
- Foi mantida a suspensão de transporte coletivo interestadual de passageiros de qualquer modalidade, inclusive por aplicativo.
De acordo com a publicação, o decreto foi adotado devido aumento de casos da Covid-19 em Roraima e no Amazonas, além da taxa de ocupação dos leitos nas unidades públicas hospitalares do estado e fase vermelha (risco alto) da pandemia.
As normas são válidas por 15 dias e o descumprimento pode causar a condução dos infratores à delegacia de polícia e ao Conselho Rodoviário Estadual de Roraima (CRE).
O boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), divulgado nesse domingo (7), mostrou que Normandia já registra 425 contaminações e 24 óbitos pelo coronavírus.