Roraima receberá 7,8 mil novas doses de vacinas contra o coronavírus, anunciou o Ministério da Saúde nesta quarta-feira (12). Esta será a 19ª distribuição de imunizantes para todos os estados do país desde o início da campanha contra a doença, em janeiro deste ano.
Das doses que virão para o estado, 3 mil são da Astrazeneca, desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e 4,8 mil da Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan. A orientação do ministério é que as vacinas sejam utilizadas para membros das forças da Segurança Pública, pessoas com comorbidades ou deficiência, gestantes e puérperas.
Em escala nacional, a nova distribuição deve levar 3,7 milhões de doses da Astrazeneca e 1,9 milhão da Coronavac para todos os estado brasileiros nesta semana. O ministério ressaltou que os resultados esperados das ações de vacinação se iniciam 30 dias após o envio dos imunobiológicos.
“Desta forma, não se pode considerar a vacinação como uma resposta imediata para contenção da circulação do vírus, sendo uma medida prevenva para redução da ocorrência de casos graves e óbitos a médio e longo prazo”, ponderou a Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações.
Conforme o vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Roraima recebeu até hoje 211,6 mil doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 186,6 mil distribuídas entre os municípios, com 68,8 mil aplicadas. Desse público, 49,5 mil já se vacinaram com a segunda dose.