Roraima vai receber 13,3 mil doses dos imunizantes Coronavac e Astrazeneca para imunizar servidores da saúde, idosos de 65 a 79 anos e ampliar o atendimento aos trabalhadores da Segurança Pública e Forças Armadas. As doses começaram a ser entregues aos estados nesta quinta-feira (1º).
Serão enviadas 11,8 mil doses da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, e 1,5 mil da Astrazeneca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Com o novo repasse, o estado contabiliza 145.060 vacinas recebidas pelo Governo Federal, desde o início da campanha, em janeiro deste ano.
De acordo com o Ministério da Saúde, a inclusão dos servidores da segurança ocorre devido à importância da intervenção do grupo em diversos setores da sociedade, envolvidos tanto na manutenção do funcionamento dos serviços de saúde, quanto em ações de fiscalização em enfrentamento à pandemia.
“O Ministério da Justiça reforça a atuação das Forças de Segurança Pública nas medidas de controle sanitário, expedidas pelas esferas federal, estadual e municipal, contribuindo para contenção da disseminação da doença”, explicou o ministério.
Conforme o documentos, as doses serão destinadas aos trabalhadores envolvidos:
- no atendimento ou transporte de pacientes;
- em resgates e atendimento pré-hospitalar;
- diretamente nas ações de vacinação contra a covid-19;
- nas ações de implantação e monitoramento das medidas de distanciamento social, com contato direto com o público, independente da categoria.
De acordo com os dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), até a última atualização nesta quinta-feira, 60.348 doses foram aplicadas, sendo 41.325 referentes à primeira dose e 19.023 à segunda.