A Prefeitura de São João da Baliza, Sul de Roraima, decretou nesta segunda-feira (7) situação de emergência por 120 dias devido às chuvas intensas. O documento é assinado pela prefeita Luiza Maura (SD).
O texto destaca que desde o mês de março há um nível alto de precipitações, e o período chuvoso no município favorece a elevação dos níveis dos rios na região.
“Bem como a ocorrência do fenômeno enxurrada, acarretando elevação súbita das vazões de drenagem e transbordamento da calha fluvial […] o escoamento concentrado vem acarretando danos a diversas estruturas, principalmente em pontes, estradas e vicinais, dificultando a trafegabilidade e o escoamento da produção”, justifica a gestora.
Com o decreto, ficam autorizadas as seguintes medidas no município:
- mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem nas ações de prevenção, nas respostas ao desastre, na reabilitação do cenário e na reconstrução;
- convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade;
- autoriza agentes administrativos e da Defesa Civil entrarem nas casas para prestar socorro ou determinar saída, caso haja perigo público.
OUTROS DECRETOS
No dia 19 de maio, a Prefeitura do Bonfim também decretou situação de emergência devido às fortes chuvas. Outros dois decretos semelhantes foram assinados no dia 2 deste mês em Normandia e Rorainópolis.