O secretário de Estado da Saúde (Sesau), Airton Cascavel, sinalizou neste domingo (4) a abertura de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Geral de Roraima (HGR), unidade de referência para o atendimento de casos graves da Covid-19 e que enfrenta superlotação de pacientes com a doença.
Nesse sábado (3), o hospital apresentou uma tímida diminuição no número de ocupações de leitos de UTI, que passou de 100% para 89%, segundo informações do Boletim Epidemiológico da Sesau. O anúncio de que a unidade contará com ampliação de vagas ocorreu pela manhã, logo após reunião de Cascavel com o presidente da seccional Roraima da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RR), Edinaldo Vidal.
Segundo a assessoria de imprensa da OAB-RR, o processo de abertura de novas UTI’s foi iniciado no sábado, com a disponibilização de cinco leitos e que neste domingo a Sesau abriu mais cinco leito, totalizando 10 novos leitos. A previsão é de que mais 10 espaços sejam abertos até a próxima terça-feira (6).
O órgão foi informado ainda que médicos já estão sendo convocados para prestar suporte na unidade. Esses profissionais seriam oriundos das cidades, uma vez que a pasta não obteve o retorno de parte dos candidatos aprovados em seletivo realizado recentemente.
“Neste domingo, chegam a Boa Vista médicos de Curitiba (PR) e de Uberlândia (MG). Hoje mesmo começam a trabalhar em cinco novos leitos de UTI, que se somam aos cinco abertos ontem”, completou a OAB-RR.
Ainda segundo a seccional, a Sesau informou que 10 médicos contratados devem assumir seus postos nesta segunda-feira (5) e outros 10 devem começar a trabalhar no dia seguinte. O órgão disse ainda que uma nova reunião sobre a situação deve ser realizada nos próximos dias, com participação do Ministério Público de Roraima (MPRR), Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) e setores da sociedade civil.